Páginas

9.3.08

óculos e mundos


Foto: sxc.hu

Todas as pessoas possuem mundos em formas de caixas. Cada caixa tem sua forma, construída através das impressões adquiridas pelo seu arquiteto ao longo dos anos. Em todas as laterais de cada mundo encontram-se, pelo menos, dois buracos que moldam o jeito de enxergar o universo das caixas.
Em uma das minhas viagens, ouvi...


Convido vossa senhoria a entrar no meu mundo e enxergar como eu abstraio o que é real. Na verdade, antes de você entrar, tenho de lhe fazer uma pergunta muito importante: o que é o real?

Esta é minha realidade:

Vejo as pessoas, os seus mundos, os animais e o ambiente em que estamos através de buracos em forma de estrelas. Chego a me emocionar quando o que vejo completa perfeitamente o buraco pelo qual observo a realidade. Dou-me muito bem com os mundos em formas de estrelas.

Tenho problemas com os mundos cúbicos. As pessoas que vivem nesses mundos parecem ser muito quadradas, só pode. Os cubos não se encaixam nas estrelas. Alguns triângulos, dependendo de seus ângulos, é até possível relevar. Mas os cubos, definitivamente, deveriam ser reconstruídos ou não existir mais.

Eu até tenho pena deles. Uma vez eu construí alguns óculos estrelares para serem distribuídos gratuitamente aos cubistas, no intuito de melhorar pelo menos um pouco o modo deles verem a realidade. Mas os ingratos disseram estar satisfeitos com sua visão.

Cabeças duras! Por isso não evoluem. Eu apenas lamento. Espero que um dia eles acordem e vejam o quão cegos estão.

Ei, vossa senhoria já vai se retirar? Tudo bem, não vou forçar ninguém a ter a mesma idéia que eu tenho. Afinal, vivemos em um espaço de caixas livres. Mas, me diga, de que caixa você é? Engraçado você não estar em nenhuma caixa. Não se sente desprotegido? Se eu fosse você, eu construiria logo uma caixa em forma de estrela. Ninguém nem chega perto da gente.


Virei-me e passei a andar. Não era difícil imaginar o porquê de ninguém chegar perto de tal tipo de pessoa. O pior é que não duvido nada de que todos os arquitetos de todas as outras caixas pensem da mesma forma, apesar de cada um na sua fôrma. Espero não estar usando nenhum óculos ou estar em nenhum mundo pré-formado para ter afirmado isso...

Revisado por minha amiga Monique :)

8 comentários:

Unknown disse...

Amigo! Pensou q eu naum ia falar o que eu tinha achado, neh?! rs!
Seu texto eh FANTÁSTICO! Vc tem uma noção incrível de verossimilhança! A linguagem eh poética, mesmo não sendo poesia... vc consegue fazer uma seleção agradável do léxico sem ser exagerado... o texto ainda eh envolvente e, hora e outra, engraçado! Muito criativo e, o mais incrível, somado a tudo isso está uma reflexão interessante e verdadeiramente relevante! AMEI!
Deus abençoe vc! =)
Monique!

Alberto Vieira disse...

SAbe aqueles dias que vc lê e não sabe o que comentar? Então , estou assim hj.

Talvez meu cubo esteja sem buracos hj.


abraços

Vita Brevis disse...

Obrigada por passar lá no meu!

Alguns amigos já se ofereceram pra musicar meus poemas sim, mas a idéia nunca saiu do papel... eu mesma os musicaria, se tocasse algum instrumento (mas infelizmente não toco)

Beijo!

Bárbara Matias disse...

CAda um tem entao um cubo com dois buraquinhos... e não é que cada cubo é bem particular e diferente...

E há os que insistem em elevar sua fôrma ao mais alto nível, e as demais não só diferentes da sua como são bem "estranhas", erradas até.

como é fácil nos vermos assim, como é fácil julgar o crer do outro, o ser do outro....

Quem dera menos altivez...

Bjim, gostei bastante!

Anônimo disse...

Realmente existem formas quadradas por aí...
Outras são estrelares demais...
Será que existe um meio termo?

Gostei muito do texto!
Bem original.

Abração.

Anônimo disse...

Texto maravilhoso.
Tenho um mundo dentro de uma caixa.
Blog legal.

Beijo.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Grande verdade velho, eu gostei dessa relaçao cosmo-geométrica rs caixa em forma de estrelas e cubos. Eu concordo som isso aí. As convicçoes quadradas cegam.
Interessante seu blog.
Inté!

Srta. Festa disse...

Legal isso. Não consigo imaginar que formato teria a minha caixa, agora você me deixou em dúvida...enquanto eu não descobri eu não vou sossegar. Deixando o blábláblá de lado seu post foi ótimo e eu sei que estou atrasada, mas acho que não está tão tarde: PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO!!! YEY

Bjos ^^