Páginas

14.6.08

((( ... ))))



(abre parênteses)

Não tenho amado alguns de meus amigos atualmente. Para falar bem a verdade, tenho a impressão que nunca amei a estes de forma legítima. Talvez eu esteja sendo injusto com o sentimento que doei a estes meus amigos. Talvez tivesse, sim, demonstrado algum tipo de amor... mas um amor incompleto.

Amei a "pessoa presente" desses meus amigos. E talvez seja por isso que essa "pessoa presente" de alguns deles tenha me ferido e me levado a recuar em minhas demonstrações de amor, que já não era completa.

Li hoje de manhã, em um excelente livro cristão, que "o presente apenas é uma fatia fina do que sou; isolado dos ricos depósitos dos ricos depósitos do antes, ele não pode ser compreendido" (PETERSON, 2003). Isso é real. E se estende a todos os seres humanos. Se estende aos meus amigos. Eles são um todo, mas meu desejo de amá-los enxergou apenas uma parte: uma parte/presente que pudesse suprir algo que eu necessitava.

Esse tipo de amor é medíocre. Egoísta. No fundo eu amava me completar e não os seres completos, aos quais incumbi essa missão egocêntrica.

Jesus disse uma vez que "ninguém tem maior amor do que este: de dar a própria vida em favor dos seus amigos". Os amigos de Jesus não eram exemplos de perfeição ou fidelidade, mas o amor que Cristo tinha pelos seus amigos não era baseado em atos falhos destes. Seu amor era baseado em um significado completo que seus amigos tinham para si. Além disso, seu amor não retornava para si mesmo. Era dado de graça e isso revelava seu caráter de ser o próprio amor.

Não sei se da noite para o dia terei forças para amar aos meus amigos da mesma forma que Cristo. Preciso alargar minha visão sobre o significado completo que meus amigos possuem.
Preciso de me exercitar e essa é minha intensão. Enquanto meu amor não é desenvolvido, lamento. E digo
"Perdoem-me, amigos que eu não amei!"

(fecha parênteses)

7 comentários:

PRiSCa disse...

mientras mas nos preguntamos.. menos respuestas propias encontramos, y es mucho mejor poder expresar nuestras dudas, dejar que alguien nos de una opinion, y mas cuando se trata de amar!

amigos.. que son a veces .. mejores que un hermano...

porque tal vez estan mas cerca.. o conviven mas... amigos en fin..

y es ahi donde yo siempre me cuestione si yo daba todo lo q debia dar.. en amor.. en tiempo.. etc!
y si! yo tambien crei q no ame de verdad.. pero cuanto mas se puede amar.. osea.. yo ame demasiado.. se puede llegar a amar mas????

ohh!! podria filosofar sobre mi limitado amor..y la existencia de un amor ilimitado.. pero como se trat de mis amigos.. o amigos en general.. me convenzo hoy.. de que mi imperfecto amor se perfeciona cada dia en el conocimiento del verdadero perfecto amor!
y es ahi donde encuentro una respuesta
que dice

verdaderamente ama el amigo!

yo creo en eso..

ame tu reflexion...

porque me hizo reflexionar tambien

prisca

Bárbara Matias disse...

Ei amigo...

não sabemos amar... e isso é real. Assim como ainda estamos nos esforçando para exercer a justiça...

Gostei da reflexão mts vezes pensamos amar alguem pelo que ela é pra nós, qdo na verdade é pelo q ela supre em nós... e ai nos deparamos com a intolerancia de nós mesmos.

O bom de reflexoes como essas é nos lembrar da nossa luta...

gostei...

bjinhos..

Srta. Festa disse...

Abre parentese:

Realmente o que você disse é verdade, acho que sempre vamos achar que deveriamos ter dado mais carinho para alguns amigos nossos. Infelizmente a gente só percebe isso quando eles já não estão por perto. Mas eu gosto de acreditar que, por menor que tenha sido uma ação carinhosa ou bondosa que eu tive com eles, significará tanto que a gente nunca será capaz de esquece-la.

Ps. Aliás achei lindo o desenho do pequeno principe. Adoro esses desenhos

Bjos e obrigada por esse texto pensativo ^^

Fecha Parenteses.

~~Stéfano Costa~~(2) disse...

nunca tinha visto essa frase.."ninguém tem maior amor do que este: de dar a própria vida em favor dos seus amigos"
adorei viuu....muito legal seu blog..PRECISO passar aqui sempre,posso?? pois tenho fome de coisas nas quais vc posta no seu aqui...(adoro não perder tempo em blog's) se é q me entende..^^
abraçãoo viuUU!!
T++++++

desuairma disse...

Estou precisando rever meus conceitos depois desse post.

Obrigada de alguma forma.

Beijos!

~~Stéfano Costa~~(2) disse...

bom..ja vi q ja comentei nesse post...hehe
então vou "falar" do jeito "lucas":

primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário, e pela visita no meu blog.
segundamente, quando postar denovo estarei aqui firme e forte flwss^^
e terceiramente...
abraçãooo viu!!!
hehe...
tudo de boummmmmM!!
FUIz!

Anônimo disse...

Só essa atitude já revela que você quer amar. E amar também pode ser opção.

Amar é algo que o ser humano busca a vida inteira, mas, só procurando ele pode se revelar.

Abç!