Não sei se você sabe, mas existe uma diferença muito grande entre ser e estar... Acredito que saiba sim. O que normalmente é difícil de mensurar é se, atualmente, eu "sou" alguma coisa ou "estou" alguma coisa. Do tipo: "Eu estou tão feliz!" ou "Eu sou tão feliz!". Consegue perceber? Acho difícil identificar, de uma forma geral, o que pertence ao meu ser e o que pego emprestado.
Bem, "Ser" é possuir qualidades que são intrínsecas, ser “proprietário” de algo certo que não irá mudar, mesmo que o estado do ser se mude de um lugar para outro ou venha a ser velho. Eu sou homem, sou brasileiro, sou filho...
Já "Estar" não apresenta algo tão concreto. Se hoje estou gordo, amanhã eu posso emagrecer (nem todos rs)... se agora estou com fome, mais tarde posso saciá-la (nem todos também). Um estado é algo que pode ser modificado.
Mas se for parar para pensar, nós, as pessoas, possuímos tanto o "ser" quanto o "estar". Sendo donos dos dois verbos podemos concluir que somos concretamente mutantes! Por que? Pode ser intrínseco a mim a qualidade de ser filho, por exemplo, mas é em função dos meus estados que aprendo a lidar com a minha identidade e a assumí-la. É extremamente importante o meu "estar feliz" como filho, "estar triste" como filho, "estar sofrendo" como filho, "estar em paz" como filho... São os meus estados e mudanças que me tornam um ser pleno.
Contudo, para que eu me torne um ser pleno eu preciso conhecer o que sou.
Quem sou eu? Quem é você? Já parou para pensar sobre isso? Acredito que sim... Acho que todas as pessoas, pelo menos alguma vez na vida, já se perguntaram quem elas são de verdade. Se você não fez isso, se prepare... Seu dia está chegando (rs).
Da mesma forma, já me perguntei sobre minha identidade e é certo que estou me conhecendo a cada dia. Mas posso dizer que já cheguei a algumas conclusões sobre quem sou.
É meio óbvio dizer que eu sou um ser humano, mas acho que a maioria das pessoas não sabem o que é realmente o ser. Não que eu me apresente como um expert nisso... mas sinto que as pessoas não querem ser seres humanos. E isso desde a fundação do mundo: ou insistimos em tentar voar como super-heróis, brilhar como uma estrela, sermos maiores que Deus ou nos enxergamos como sub-humanos, pobres coitados, merecedores da misericórdia alheia, pois nos encontramos sem forças para crescer na vida. Mas "ser" simplesmente um humano, ninguém quer ser. Parece que o orgulho nos atrapalha de reconhecer as nossas limitações ou queremos tanto nos ver no centro que fazemos showzinho, para quem esta do nosso lado sentir pena da gente. Deus não nos criou para vivermos assim, sem uma identidade certa. "Ser" humano não é viver em extremos (ou o melhor de todos ou o pior de todos), mas reconhecer-se em seu equilíbrio. No equilíbrio de que temos nossas qualidades, mas possuímos defeitos (e esses são, por sinal, as causas de muita lástima social e moral). Temos talentos independentes, mas também dependemos de força em nossas fraquezas. Equilíbrio.
Sabendo que nasci para ser um humano, fica teoricamente mais fácil passar pelos estados de mudança que enfrento, pois são eles úteis para me levar ao alvo de ser eu mesmo.
Agora, esse conhecimento só acontece quando paramos de nos ver como supremos conhecedores da natureza humana (pois a realidade é justamente ao contrário) e buscamos nossa identidade
Em resposta ao grande poeta e dramaturgo inglês, Willim Sheakespeare, à pergunta "Ser ou não Ser? Eis a questão" eu escolho o "Ser" e o "Estar", tendo os dois verbos no controle de Deus. Essa é a solução!
9 comentários:
Esotu feliz com seus textos, ou sou feliz com seus textos?
Sou feliz em apreciá-los!
abração
"Quanta mudança alcança
O nosso ser posso ser assim daqui a pouco não."
O que há é o que é e o que será, e tudo deve sempre depender da nossa essência: Deus!
Bjinhos amigo poeta!
yo soy y estoy y eso no es por mi sino porq Dios quiere q sea asi, el nos valoro tanto q nos hizo una integridad...porque para que ser sino vamos a estar??? o para que estar sino vamos a ser???
entonces ahi luquinhas escribiste la palabra "chave" equilibrio, y es ahi en ese lugar donde nos quiere poner Dios, sera q si buscaramos mas a Jesus en nosotros no necesitariamos tantos golpes para llegar al equilibrio??
pero que mas da!!! si al final lo unico que personalmente me importa es eso.. q Dios sabe donde estoy y quien soy.. y yo se gracia a EL quien soy y donde estoy..en EL..
Amigo .. eu gosto demais.. de seu blog
prisca
uma criança que curte seu blg
Gostei mto....mto.
É sempre bom refletirmos sobre o ser... e sempre vem junto com essa reflexao.. uma serie de perguntas...e dúvidas....
Gostei mais ainda da dificil proposta: reconhecer nossas limitações e nossas virtudes diante de Deus, e, principalmente, ao mesmo tempo! =D
Bjos... (rs)
ah... e adorei o novo layout!!!
Amigo artista!!!! =D
Sabe? Primeiramente achei que seu texto seria mais um clichê sobre "Ser", mas, logo me atentei para detalhes como a comparação do "ser ou "estar" e sobre como o ser humano tenta fugir a sua condição.
Então, mudei de idéia, e vi que seu texto é diferente de muitos, e o melhor, gostei muito!
Abç!
Estar não seria um reflexo do ser?
O ser não poderia ser tão dinâmico e volúvel quanto o estar?
Abraços
Hoje eu descobri a Lucania, que desperdício tê-la descoberto só agora. Um lugar onde o prazer de pensar se faz constante, aliado a muita arte e sensibilidade! O que mais poderia querer?
bem, eu sou alguém que está em transformação, posso concluir. e que Deus realize essa transformação de acordo com a vontade dele, que é sempre a melhor.
bjus!
Postar um comentário